Ômicron: variante provoca aumento na procura por vacina em Manaus

Na terça-feira, o Amazonas registrou o primeiro caso da variante ômicron. Uma moradora de São Paulo que chegou a Manaus, procedente de Fortaleza, participou de testagem nas últimas semanas de 2021. Com o resultado positivo para Covid-19 e ligação a nova variante, um sinal de alerta foi acionado. O vacinômetro da Prefeitura de Manaus marcou no último dia de imunização antes da virada do ano, 4.658 doses aplicadas. O aumento foi considerável se analisarmos os dados de 5 de janeiro, o dia seguinte ao anúncio da chegada da ômicron, 11.939 pessoas receberam um dos imunizantes. Mas a enfermeira Isabel Hernandes, Chefe da Divisão de Imunização da Semsa, aponta que este talvez não seja o motivo.

Nos últimos dias, as filas de carros no posto do Sambódromo chamaram a atenção. O Amazonas já aplica a quarta dose do imunizante na população. O técnico em sonoplastia, Braz Ferreira, por precaução e receio da nova variante foi ao posto em busca da terceira dose.

Após o primeiro registro da ômicron em Manaus, a FVS reforçou a necessidade de adesão as medidas de prevenção não farmacológicas, como a utilização de máscaras, higienização das mãos, além de evitar locais fechados e aglomerações. A ciência já comprovou, a vacinação é a melhor arma para combater casos graves de covid-19 e suas variantes.

Em Manaus, 80,18% da população vacinável já está com o ciclo completo de imunização.

 

Vacinação crianças 

 

Sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Manaus, a Prefeitura informou, nessa quinta-feira (6), que aguarda nota técnica e o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

A inclusão desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi anunciada, oficialmente, na quarta-feira, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ocasião, foi apresentada uma estimativa de entrega no Brasil do primeiro lote de vacinas pediátricas para a próxima quinta-feira, dia 13. A distribuição aos estados, segundo o ministro, começará a ser feita no dia seguinte, se o cronograma for cumprido.

Após o recebimento, a Semsa, que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, vai definir a estratégia para atender esse público, considerando as quantidades de doses por remessa.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Fotos: Camila Batista / Semsa

Ruan Souza / Semcom