Oito festas clandestinas são encerradas por descumprirem decreto de prevenção à Covid-19

A Central Integrada de Fiscalização (CIF) encerrou, entre a noite de ontem (28) e a madrugada de hoje (29), oito festas clandestinas em estabelecimentos de Manaus. Segundo o decreto governamental, está suspensa a realização de eventos de qualquer natureza com vendas de ingressos. Ao todo, 13 estabelecimentos foram vistoriados.

Na rua do Comércio, bairro Parque Dez, zona centro-sul, o estabelecimento Divino Restobar teve as atividades encerradas. O local também foi autuado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) por promover aglomeração de pessoas, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por ausência de Auto de Vistoria e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por falta de licenciamento de aparelho sonoro.

No mesmo bairro, o estabelecimento K4 Lounge, localizado na rua Visconde de Porto Seguro, teve as atividades encerradas. Além de descumprir o decreto, o estabelecimento foi autuado pelos Bombeiros por possuir extintor de incêndio despressurizado. A Semmas também notificou o local por ausência de licença.

O estabelecimento Seven Lounge, na rua Marquês de Muritiba, bairro Parque das Laranjeiras, também teve as atividades encerradas por descumprimento ao decreto. Além disso, o local foi notificado pelo CBMAM por ausência de Auto de Vistoria, além da falta de sistemas preventivos que deveriam estar instalados na casa.

Na rua Perimetral Espanha, no mesmo bairro, a Mansão Barcelos teve as atividades encerradas por descumprimento ao decreto.

No bairro Cidade Nova, zona norte, a Cervejaria do Barba teve as atividades encerradas por promover aglomeração. Várias pessoas foram flagradas no local e sem o uso devido da máscara de proteção. O estabelecimento também não tinha Auto de Vistoria do CBMAM e licenciamento para equipamento sonoro.

Decreto

No decreto, o Governo do Estado estabelece que eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas. Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.

Denúncias

A população pode ajudar a polícia no combate ao crime. Denúncias podem ser feitas por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As ligações são gratuitas e sigilosas. Outra forma de repassar informações é por meio do site www.ssp.am.gov.br.

Fonte: SSP-AM

Fotos: Tarcísio Heden/SSP-AM