IBGE diz que carne bovina teve queda nos preços em 2023

O preço da carne bovina está caindo nos supermercados e açougues de todo país. É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, de janeiro a setembro, a carne bovina teve uma queda significativa no preço nos açougues do país.

O quilo do Acem foi mais barato, em média, nove e meio por cento no Brasil. O quilo do Patinho caiu mais de oito por cento. O contrafilé diminuiu quase doze por cento. O preço da picanha teve uma redução de nove por cento. A aposentada Maria Ivone, diz que por causa do preço alto da carne bovina, passou um tempo sem fazer um churrasco.

“Agora que estou voltando a comprar carne vermelha, porque os preços estão bem acessíveis. Só compro, quando tem promoção”, disse a aposentada.

O servente de obras, Roberto Pereira diz que percebeu esse movimento de queda no preço da carne bovina. “Desde maio para cá, deu uma melhorada nos preços da carne. Percebi uma diminuição no preço da carne vermelho. Quero aproveitar”, afirma Roberto.

No açougue do José Augusto, no bairro Terra Nova, zona norte de Manaus, em alguns momentos, a carne teve uma queda pequena, mas que para segurar a clientela, ele fez questão de baixar o preço com várias promoções.

“Quando baixa o preço para gente, a gente baixa o preço para o cliente. Quanto mais baixar, melhor para o consumidor. Mas a gente só vai derrubar os preços se baixar para gente. Assim todo mundo ganha”, disse o açougueiro.

De acordo com o IBGE, a carne bovina diminuiu, por conta da diminuição da carga tributária para o agronegócio. Mas segundo o economista Felipe Serigati, o custo da logística, incluindo, o preço do transporte e armazenagem da carne é principal responsável por impedir um repasse maior do desconto para o consumidor final. A vice-presidente da Associação das Donas de Casa do Amazonas, Rayanne Souza, diz já sentiu no bolso a redução no preço da carne bovina.

“Vi uma redução nos preços de vários cortes bovino. O preço baixou da carne moída, do bife, coxão mole. A pá bovina, que é uma carne que a gente usa muito para fazer guisado deu também uma reduzida. Caiu de R$ 28 para R$ 25. Isso é para nós donas de casa. Sobra dinheiro para outras comprar coisas da cesta básica”, enfatiza Rayanne.

Independente da movimentação de preço no mercado, o importante na hora da comprar, é sempre usar a boa e velha estratégia de pesquisar o preço.

Ouça a matéria completa em áudio:

 

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Agência/EBC