O Amazonas começou a vivenciar, neste mês, a redução na quantidade de chuvas com a chegada do “verão amazônico”. O período, que segue até setembro, deve ser marcado pelo aumento nas temperaturas no estado, como explica o meteorologista, Leonardo Vergasta.
Nutricionista alerta para importância da hidratação durante verão amazônico.O aumento da temperatura e sensação térmica, ainda pode provocar mudanças corporais como: elevação da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas, perda de apetite e aumento da produção de suor. A nutricionista, Tereza Cristina, ressalta a importância de compreender como o calor afeta a necessidade de hidratação e explica como saber a quantidade de litros de água, para consumo individual.
- Polícia alerta sobre golpes de hospedagem no meio virtual para o Festival de Parintins
- Incêndio atinge ginásio do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus
Em dias de calor é ideal consumir alimentos leves, como frutas, verduras e proteínas brancas que são de mais fácil digestão, além de ter sempre uma garrafa de água por perto para não esquecer de estar se hidratando. A desidratação pode causar sintomas leves e até gravíssimos, como: fraqueza, sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de atenção, falência renal e redução dos batimentos cardíacos.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar