Número de denúncias de racismo registradas em Manaus não reflete a realidade, afirma movimento

Francy Júnior, do Movimento de Mulheres Negras, diz que o Amazonas apresenta uma estrutura de políticas públicas ineficientes, para o combate às questões raciais.

Em Manaus, sete casos de racismo foram registrados entre os meses de janeiro a junho do ano passado. Até o fim de 2018, as denúncias alcançaram 20 registros. Neste ano, no primeiro semestre, já foram constatadas 13 denúncias desse tipo. Os dados são da Delegacia Especializada em Ordem e Política Social, divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

A professora e articuladora do Movimento de Mulheres Negras da Floresta, Francy Júnior, afirma que os números não refletem a realidade do negro que vive, em Manaus. Segundo ela, os casos são muitos, no entanto, a falta de confiança na Justiça para a resolutividade dos casos, faz com que muitos não denunciem.

Denúncias sobre discriminação racial podem ser feitas, em qualquer parte do território brasileiro, por meio do Disque Direitos Humanos: o 615. Em Manaus, a Delegacia Especializada em Ordem e Política Social disponibiliza o número de telefone 3214-2268.

Ouça matéria completa:

Ytallo Byancco – Rádio Rio Mar

Fotos: Reprodução Facebook/ Joca Duarte/Creative Commons