Novo golpe: suspeitos se passam por membros de facções para pedir dinheiro, diz polícia

Um novo golpe está se tornando cada vez mais comum, principalmente no interior do Amazonas. De acordo com informações repassadas pela polícia, os suspeitos entram em contato com as vítimas por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas e afirmam fazer parte de uma organização criminosa.

Novo golpe já foi registrado em alguns municípios do Amazonas. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na mensagem de texto ou áudio, eles alegam que foram denunciados pela pessoa que faz uso daquele número de telefone, e fazem várias ameaças, pedindo dinheiro em troca do silêncio das vítimas.

Ouça esta reportagem em áudio:

Há registros de que esse tipo de crime já aconteceu nos municípios de Itapiranga, Urucurituba e ainda em outras localidades.

O delegado Aldiney Nogueira, titular da Delegacia de Itapiranga orientou o que deve ser feito caso você receba mensagens suspeitas ou conheça alguém que recebeu essas mensagens.

“A orientação principal orientação sobre esse novo golpe é que as vítimas não efetuem qualquer tipo de pagamento, seja via pix, depósito ou transferência bancária. Trata-se de um golpe. Sua vida não está em perigo. A segunda orientação é que você bloqueie esses números do seu aparelho celular. O bloqueio tem que ser feito tanto no WhatsApp quanto na agenda do seu telefone para que eles não possam continuar importunado por ligações telefônicas ou envio de mensagens SMS. E por fim, não apague esses registros, procure a delegacia mais próxima de sua residência no nosso site”, disse.

Leia também: Mãe de estudante denuncia atraso na recarga do passe estudantil gratuito

Após o registro de um Boletim de Ocorrência, é feita uma investigação preliminar pela delegacia do município, para identificar e punir quem cometeu o crime. É importante apresentar à polícia todos os dados e as provas possíveis, como capturas de tela das conversas e áudios enviados pelos suspeitos.

Com informações da Assessoria de Imprensa*