Novo Aripuanã se consolida como capital estadual da Copaíba

Extração do óleo da Copaíba na floresta amazônica. Foto: Divulgação Internet

Extração do óleo da Copaíba na floresta amazônica. Foto: Divulgação Internet

Na vastidão da Floresta Amazônica, um tesouro natural vem ganhando destaque no mundo da saúde e bem-estar: o óleo de copaíba. Extraído de árvores majestosas, este óleo essencial tem conquistado a atenção devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e propriedades terapêuticas. A pesquisadora Louise Lauschner explica que as propriedades da Copaíba curam diversas doenças.

“A Copaíba serve para Leishmaniose, para tratamento de Vitiligo. Ela serve para diversas inflamações de maneira geral, porque a Copaíba é um antibiótico natural e que possui um grande potencial de cura. Tem um grande apelo na medicina tradicional e, agora, ganha a indústria farmacêutica”, explica

Segundo a pesquisadora, no Amazonas, a copaíba está presente em diferentes regiões.

Um dos locais onde se concentra a maior parte da extração do óleo de copaíba é no município de Novo Aripuanã, cidade localizada na região sul do Amazonas. Por ano, são extraídas 16 toneladas do óleo natural. A cidade tem se consolidado como a capital estadual da copaíba, valorizando a marca do produtor local e viabilizando o consumo sustentável, como explica Rayton Pereira, gestor de recursos naturais.

A copaíba é considerada um produto raro na natureza. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, apenas 30% das árvores perfuradas possuem o óleo, utilizado na medicina tradicional e na indústria cosmética.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet