Os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Maués, Manicoré, Novo Aripuanã e Tapauá receberam reforço nas estruturas das brigadas de incêndio. A ação coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema visa fortalecer o combate às queimadas. Os municípios escolhidos concentram juntos mais de 60% dos focos de calor registrados no estado, destaca a secretária-adjunta da Sema, Fabrícia Arruda.
- Prefeitura de Manaus lança edital do programa Bolsa Universidade com ingresso para 2024
- 2ª Expoagro Tech leva cursos e investimentos a pequenos produtores rurais de Itacoatiara
Ao todo, 943 itens foram entregues na última sexta-feira – 20/10, dentre eles: mochilas táticas, abafadores, sopradores e Equipamentos de Proteção Individual. Além disso, 153 brigadistas foram capacitados pelo Estado e estão atuando em campo. O meteorologista Leonardo Vergasta explica que o clima seco vai se prolongar até o primeiro semestre de 2024, tornado a região um ambiente propício às queimadas.
É importante que a população evite e denuncie a prática ilegal de queimadas. Em caso de denúncias, o cidadão pode ligar no disque 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar