A reconstrução da ponte sobre o rio Curuçá, no quilômetro 23 da BR-319, custará quase R$ 25 milhões. O prazo contratual para a entrega da nova estrutura é de um ano.
A empresa contratada é a J. Nasser e o extrato do contrato está no Diário Oficial da União da última quinta-feira (22). Não houve licitação, pois a contratação é emergencial, amparada pelo decreto de ‘situação de emergência’, publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no dia 11 de outubro. O valor total da obra é de R$ 24,855 milhões.
A ponte sobre o rio Curuçá desabou no dia 28 de setembro e deixou quatro mortos e um desaparecido. Dez dias depois, a ponte sobre o rio Autaz Mirim também desabou, no quilômetro 25, sem deixar feridos.
Após quase um mês das ocorrências, o tráfego na rodovia foi reestabelecido através de improvisos, como aterramentos e balsa.
Até o momento o Dnit ainda não contratou a reconstrução da ponte sobre o rio Autaz Mirim.
Porém, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União da última quarta-feira (21), um edital de chamamento público para prestação de serviço de transporte aquaviário de passageiros e veículos no quilômetro 23 da BR-319, onde da ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou.
As empresas interessadas devem apresentar requerimento de autorização para prestar serviço por 12 meses, semelhante ao que acontece atualmente no trecho sobre o rio Curuçá.
Ao mesmo tempo, estão em vigor dois contratos com a empresa Destroy Desmontes, que somam R$ 7,5 milhões, para demolição do que restou das duas pontes e remoção dos escombros.
Remoção de escombros de pontes na BR-319 custarão R$ 7,5 mi
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Dnit
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