O Governo do Amazonas anunciou, nesta quarta-feira (4), a nova fase do programa Opera+ Amazonas. Nesta etapa, a iniciativa deixa de atuar apenas como mutirão e passa a ser consolidada como uma política pública permanente de cirurgias, com ações estruturantes para ampliar o acesso da população a atendimentos especializados.

Nova fase do Opera+ Amazonas amplia cirurgias e reduz tempo de espera na rede estadual de saúde. Foto: Reprodução.
De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, entre as principais medidas está o funcionamento ampliado dos centros cirúrgicos, que passam a operar também no período noturno, além de fins de semana e feriados.
Leia também: Em Manaus, falsa pastora é presa por extorquir idosas em mais de R$ 50 mil
As especialidades com maior demanda no sistema estadual incluem cirurgias de vesícula, hérnia, catarata, ginecológicas, dermatológicas, varizes e ortopédicas, além do pterígio, que passa a integrar a lista de procedimentos ofertados nesta nova fase.
Além disso, o governo reforçou a parceria com as prefeituras, por meio da repactuação de recursos e do repasse direto, permitindo que os municípios invistam conforme suas necessidades locais.
Criado em 2021, o programa Opera+ Amazonas tem como objetivo ampliar o número de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera da população por procedimentos na rede estadual de saúde.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar