Em 2023 foram registrados 1312 roubos a transporte coletivo na capital do Amazonas, nos primeiros meses desse ano foram 295 assaltos. Segundo a Polícia Militar a linha 560 é uma das mais assaltadas em Manaus. Com início do itinerário no terminal 4, no Jorge Teixeira, zona leste, o ônibus passa pela estação de transferência arena 2, na Av. Constantino Nery, e o bairro São Jorge.
De acordo com o comandante da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão Fabrício Almeida, a Ação Catraca é uma iniciativa diária da PMAM, que visa garantir a segurança dos usuários de transporte coletivo.
“Hoje abordamos a linha 560, que apresenta altos índices de assaltos. Com o trabalho da Ação Catraca, temos conseguido diminuir esses índices e a população pode sempre contar com o apoio da Polícia Militar”, afirmou o comandante.
A operação consiste na abordagem de ônibus coletivos, micro-ônibus e ônibus de rotas em diferentes turnos, inclusive durante a madrugada. Os policiais militares conversaram com os passageiros e realizaram revistas para prevenir e reprimir atividades ilícitas. A linha 652 foi a segunda com mais registros de assaltos nos primeiros meses desse ano.
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.