No dia 26 de julho de 2024, comemora-se o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, uma data especial instituída pelo Papa Francisco em 2021 para reconhecer e celebrar a importância dos avós e idosos na vida familiar e na sociedade como um todo. Neste ano, no dia 28/ 07, os católicos têm a oportunidade de obter uma indulgência plenária, conforme anunciado pela Santa Sé.
A indulgência plenária é uma remissão completa das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa, concedida pela Igreja Católica mediante certas condições.
No caso do Dia Mundial dos Avós 2024, essa indulgência especial pode ser obtida sob as seguintes condições: Orações pelas intenções do Papa, Confissão sacramental e Comunhão sacramental.
A Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoas Idosa, Iara Lanza, lembra que os idosos devem ser respeitados e não vistos como um símbolo de descarte.
A indulgência plenária concedida neste dia especial não se limita apenas aos avós e idosos, mas a todos os fiéis que, em comunhão espiritual, participam das celebrações dedicadas a esta ocasião.
A Penitenciaria Apostólica do Vaticano publicou um decreto no qual concede indulgência plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no dia 28 de julho, e que este ano reflete sobre o tema “Na velhice não me abandones” (cf. Sal 71,9).
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar