Aluguel de temporada: cuidado para não cair em golpes

Os anúncios em sites e aplicativos especializados reúnem empresas especializadas e pessoas com experiência nesse ramo de atividade. Mas também há os oportunistas, aqueles que veem nesse tipo de serviço a chance de aplicar golpes. Por isso, ao optar por esse tipo de locação, ao invés da hospedagem tradicional em hotéis, o consumidor não pode abrir mão de um contrato, além de conhecer todas as regras de uso. O delegado Eduardo Paixão faz um alerta para quem precisa alugar nesse período.

Outra dica importante durante o processo de locação nos aplicativos ou sites é quanto à atenção na leitura de avaliações de hóspedes anteriores. Geralmente, nesses posts, muitos ex-locatários elogiam ou criticam o local. Também é preciso verificar pontos como lotação máxima, regras sobre presença de animais, funcionamento de equipamentos e vagas de garagem.

Em casos em que a locação seja feita diretamente com o proprietário, o delegado recomenda que só se faça a contratação do serviço se for indicação de alguém conhecido, e que já tenha usado o local. Mesmo assim, é imprescindível formalizar o contrato. No documento, devem constar as datas de entrada e saída do imóvel, o nome e endereço do proprietário, o preço e forma de pagamento, bem como o local de retirada e entrega das chaves.

A Decon fica na rua Felismino Soares, 155, Colônia Oliveira Machado, na zona sul de Manaus. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para contatos, o cidadão pode ligar para os telefones (92) 3214-2264 e 99962-2731. 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar