No Dia da Não Violência Contra Idosos, polícia reforça a importância de denunciar casos

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso reforça a importância do Dia da Conscientização da Não Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De janeiro a abril deste ano, foram registrados 2.929 casos de violência contra os idosos no Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Conforme o artigo 19 do Estatuto do Idoso, essa violência pode se caracterizar como física, psicológica, financeira, negligência, abandono, entre outras.

Segundo a titular da especializada, delegada Andréa Nascimento, a família e a sociedade colaboram para a cultura errônea de que a pessoa idosa é socialmente descartável, e, a partir disso, surgem os diversos tipos de violência contra esse grupo.

Andréa pede às pessoas que presenciarem qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa que denunciem por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou na unidade policial mais próxima, ou ainda pelo site da Polícia Civil: www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Fonte: Polícia Civil

Imagens: Erlon Rodrigues/Polícia Civil