A fome atinge mais de 780 milhões de pessoas pelo mundo, de acordo com o relatório da ONU. O estudo divulgado neste ano aponta que 1 bilhão de refeições são desperdiçadas a cada dia. Os números exigem uma mudança de pensamento por parte da sociedade. Isso porque muitos dos alimentos descartados ainda estão em boa qualidade para o consumo.
No Amazonas, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), realiza um trabalho de coleta junto à supermercados, feiras ou estabelecimentos parceiros. A nutricionista Viviane Gouveia atua na iniciativa e explica como funciona o processo de coleta nas feiras.
A medida visa reduzir o desperdício, a insegurança alimentar e realizar ações voltadas a segurança alimentar. No Amazonas, o programa de combate ao desperdício beneficia mais de 3.400 pessoas. Ao todo, 67 instituições cadastradas no programa foram beneficiadas nos últimos cinco meses de 2024. A pasta estima que mais de 68 toneladas de alimentos chegaram a mesa de famílias em situação de insegurança alimentar.
A meta é aumentar o número de coletas e das doações de alimentos, mesmo diante do reflexo da última estiagem.
O programa segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Rádio Rio Mar
Fotos: Isaac Maia e Emerson Martins/Sepror