No AM, castração de cães e gatos é uma aliada no combate ao avanço de zoonoses

Desde 2020, o Amazonas conta com o Castramóvel; uma unidade móvel voltada a democratizar o acesso à castração, considerada um dos meios mais eficazes para impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde de animais domésticos.

Especialistas garantem que além de controlar a população de cães e gatos, a castração evita doenças como tumores mamários e de ovários, doenças uterinas como a piometra, a hiperplasia prostática benigna e os tumores prostáticos. O procedimento também ajuda a evitar desequilíbrios hormonais em fêmeas e comportamento agressivo em machos.

Morador do bairro do Educandos, zona sul de Manaus, o empreendedor Alec Schmitz, levou seu pet em uma das ações de castração, e destaca os benefícios desse cuidado para os animais.

O secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, ressalta a importância do serviço.

Em 2024, o Castramóvel realizou a esterilização solidária de 21,4 mil animais, sendo 12.191 felinos e 9.218 caninos. Neste ano, a estrutura de bem-estar animal do Amazonas contou com três unidades em operação.  Além das cirurgias, o Castramóvel aplicou mais de 2.500 vacinas, entre antirrábica e viral, contribuindo com a saúde e bem-estar de animais domésticos no estado.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Antonio Lima / Secom