Nesta sexta-feira (31), termina o prazo para declaração do imposto de renda (IR) 2024. Os contribuintes do Amazonas correm contra o tempo para regularizar sua situação fiscal. Conforme dados monitorados pela Receita Federal, a cada uma hora, mais de 570 declarações são enviadas por contribuintes amazonenses. De acordo com dados fornecidos Receita Federal, 382 mil declarações foram preenchidas no Amazonas.
No entanto, segundo a Receita Federal mais 20% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração do imposto de renda este ano. A declaração do imposto de renda é obrigatória para quem recebeu no ano passado acima de R$ 30.639,90. Para fazer a declaração é preciso acessar o site da Receita Federal através do computador ou baixar o aplicativo meu imposto de renda 2024 no smartphone. A contadora, Eline Leite, diz que é preciso ter muita atenção na hora de preencher o formulário.
A contadora explica que quem perder o prazo pode ter dor de cabeça, inclusive, CPF cancelado e contas bancárias bloqueadas, além da multa de 20% do valor do imposto devido.
A consulta ao primeiro lote de restituição já está aberta. Ao todo mais de 9 bilhões vão ser pagos. Além de grupos como idosos, a data do envio da declaração também é prioridade na hora de receber a restituição. Então não perca tempo. A declaração termina nesta sexta-feira dia 31 de maio.///
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet