Nasce, em Parintins, um dos maiores bebês da história do estado

Com 7,328 kg e 59 centímetros nasce um dos maiores bebês da história do estado, nessa quarta-feira, dia 18 de janeiro, no hospital padre colombo, em Parintins. Segundo a secretaria de saúde, o tamanho do bebê parintinense é um recorde na rede de saúde do Amazonas. O ‘bebê gigante’, como foi chamado nas redes sociais é do sexo masculino e se chamará Angerson Santos. Na realidade esse tamanho de bebê são chamados de GIG, como é classificado as crianças grande para a idade gestacional.

Por meio de nota, o hospital informou que a mãe do bebê Cleidiane Santos, de 27 anos, residente do município de Parintins deu entrada no hospital Padre Colombo dia 17 de janeiro às 15h49min para consulta obstétrica com intuito de acompanhar a gestação mas para surpresa de todos, Cleidiane estava gerando um bebê GIG. Com isso, na quarta-feira, os médicos tiveram que fazer o parto do bebê através de cesárea.

A mãe do bebê disse que foi uma surpresa muito grande, pois ela foi ao hospital para sua rotina de exames da gestação. No entanto, descobriu o tamanho do seu bebê.

“Eu não esperava essa surpresa, eu pensei que seriam quatro quilos, mas veio sete quilos. Quero agradecer à equipe do Hospital Padre Colombo, que está me dando força e me tratando muito bem, desde quando eu entrei aqui, se não fossem eles, eu não sei o que que seria de mim. Então eu agradeço cada um”.

Segundo a médica ginecologista e obstetra da unidade, Artemísia Pessoa, a mãe do bebê ‘gigante’ sendo hipertensa foi referenciada como gravidez de risco em exame de pré-natal. Ela apresentou quadro de diabete gestacional contribuindo para o nascimento do filho mais novo, como possivelmente o maior recém-nascido do Amazonas.

“Foi identificado pela equipe a situação dela de atenção especial. Ela recebeu, graças a Deus, aqui no Padre Colombo, atenção direcionada pros fatores de risco dela”.

Ainda, segundo a médica, Cleidiane “ficou internada para controle da pressão e desfecho do porto, porque ela estava acima de 41 semanas”, ou seja, com período de gestação um pouco maior do que o normal. O parto realizado pela equipe médica do hospital, conduzido pela obstetra, foi cesariana indicada após exame de ultrassonografia, que revelou o tamanho do bebê.

“A gente teve uma grande alegria de poder contar aqui no hospital com a equipe de neonatologia, equipe de enfermagem, que deram toda atenção. Então a gente conseguiu dentro do risco que existe, a gente conseguiu ter bastante sucesso no procedimento”.

A profissional de saúde ainda informou que o bebê está internado na incubadora e recebe ventilação “está saturando bem, mas tem algumas oscilações, ainda de saturação, que são naturais”. Angerson Santos está recebendo cuidados intensivos da equipe de neonatologia da unidade hospitalar. A mãe do bebê segue em pós-operatório, consciente e orientado, dentro da normalidade. Para a médica obstétrica “é uma situação rara”, pois a equipe esperava um bebê de no máximo 6kg.

Campanha de arrecadação

O hospital lançou uma campanha para ajudar os pais, já que eles descobriram que o enxoval comprado não vai servir na criança. O serviço social da unidade está arrecadando fralda tamanho Extra G e roupas de bebê entre 9 meses e 1 ano. As doações podem ser deixadas na recepção do hospital.

O recém-nascido veio ao mundo com 7,3kg e 59 centímetros nesta quarta-feira (18), no hospital Padre Colombo, da Diocese de Parintins conveniado com o governo do Amazonas. O estado da criança é estável e considerado um bebê saudável.

Com informações do Hospital Padre Colombo – Parintins

Fotos: Divulgação Padre Colombo

Leia também: