O Hospital Universitário Getúlio Vargas realiza neste sábado, 13, mais uma edição do Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. Esta é uma mobilização nacional que tem como objetivos reduzir filas e agilizar o acesso a consultas, exames e cirurgias pelo SUS.
O diferencial desta edição é que pacientes indígenas também serão beneficiados. É o caso da Gelci dos Santos, da etnia Tikuna, do alto Solimões. Ela foi diagnóstica com Lama Biliar após problemas com a digestão.
Os beneficiados da ação são pessoas que já solicitaram um dos serviços disponibilizados por meio do Sistema de Regulação do SUS.
A programação contempla cerca de 350 procedimentos, entre cirurgias, exames de alta complexidade e consultas especializadas. Entre os procedimentos cirúrgicos previstos estão cirurgias de traumato-ortopedia, capsulotomia com YAG Laser e pan-fotocoagulação de retina a laser (procedimentos oftalmológicos); e colelitíase (retirada de cálculos na vesícula biliar).
O superintendente do HUGV-Ufam, Plínio José Cavalcante Monteiro, destaca a importância de ações dessa natureza.
Serão realizados diversos tipos de exames, como ressonâncias, tomografias, ultrassonografias, endoscopias, colonoscopias, eletrocardiogramas e raio-X de tórax.// Consultas especializadas serão ofertadas a pacientes regulados pelo sistema estadual de saúde, incluindo atendimentos em dermatologia e fisioterapia traumato-ortopédica, além de consultas pré-cirúrgicas.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação