Manaus registra forte chuva no início de outubro; médico alerta sobre riscos de síndromes gripais

Após dias apresentando altas temperaturas e tempo seco, a capital amazonense iniciou a semana debaixo de forte chuva em várias zonas da cidade. Até às 14h00 da tarde dessa segunda-feira (03), Manaus se encontrava com uma temperatura de 24ºC – bem abaixo do que foi registrado na semana passada quando chegou a atingir 37ºC.

Em pleno verão amazônico, Manaus registra forte chuva no início de outubro, mudança climática propicia o surgimento de síndromes gripais

Em pleno verão amazônico, Manaus registra forte chuva no início de outubro, mudança climática propicia o surgimento de síndromes gripais

De acordo com o Meteorologista Leonardo Vergasta, o mês de outubro ainda está dentro da estação mais quente do ano na região chamada de “verão amazônico”. Porém, essa chuva repentina ainda está dentro da normalidade, pois já estava previsto nuvens com chances de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para a primeira semana do mês.

Segundo o especialista, a mudança de tempo ocorre por conta da alta umidade presente na atmosfera, e o período chuvoso deve se estabilizar no estado de forma gradativa.

Devido a essa constante mudança climática, é preciso reforçar os cuidados para evitar o surgimento de síndromes gripais, como explica o Pneumologista, Márcio Costa.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar