Manaus registra chuva acima da média nos primeiros meses de 2022

A capital amazonense registrou um volume de chuvas acima da média nos primeiros meses de 2022. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que a média de chuvas superou as expectativas nos meses de janeiro, fevereiro e março. A quantidade de chuva registrada na cidade já atingiu mais da metade da média prevista.

Manaus registra chuva acima da média nos primeiros meses de 2022

Manaus registra chuva acima da média nos primeiros meses de 2022

De acordo com o Meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Renato Sena, 2022 está sendo marcado pelo evento La Ninã, que representa um esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico e provoca a intensificação das chuvas na Amazônia.

 De acordo com dados do INMET, em janeiro esperava-se cerca de 264,2 milímetros de chuva, e Manaus registrou 275,8. Em fevereiro a média prevista era de 289,5 milímetros e a cota atingida foi de 315,6, já em março, a média esperada é de 335,4 milímetros e a cidade registrou 383.6. Até o dia 10.04 o mês de abril já registrou 145,6mm de média acumulada até o momento.

O período de chuva que iniciou em novembro de 2021, deve seguir até meados de maio com chuvas intensas, e deve contribuir para a cheia de 2022, como destaca o Meteorologista, Renato Sena.

Com o aumento das chuvas também cresceu o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil. Nos três primeiros meses do ano passado foram registradas 450 ocorrências, enquanto neste ano já foram mais de 810 registros. Nos casos de ocorrências, a Defesa Civil do Município orienta a população a procurar os canais de ajuda por meio do telefone de atendimento é 199.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar