MPF recomenda que site exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, na última semana, que o site OLX exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio e atue para combater o comércio da substância em sua plataforma. A empresa tem 30 dias para apresentar resposta escrita sobre o atendimento ou não da recomendação.

Conforme a recomendação, expedida pelo 2° Ofício da Amazônia Ocidental, a empresa deverá cumprir os próprios Termos e Condições de Uso, que proíbem expressamente a venda de mercúrio, e aprimorar as ferramentas de verificação de anúncios, para que não sejam mais publicados conteúdos relacionados ao comércio de mercúrio em seu site.

O mercúrio é um contaminante extremamente perigoso, que apresenta riscos ao meio ambiente e à vida humana. No Amazonas, a contaminação pelo mercúrio foi encontrada em 50% dos peixes nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, o que tem relação direta com a expansão dos garimpos ilegais.

De acordo com estudo realizado pela Fiocruz, os peixes consumidos pela população em seis estados da Amazônia brasileira tem concentração de mercúrio 21,3% acima do que é permitido.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação