Em comemoração ao mês da Pessoa Idosa, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciou, nesta terça-feira (08), as fiscalizações em instituições de longa permanência para idosos.
A ação, que ocorrerá também no dia 10 de outubro, será conduzida pela 42ª Promotoria de Justiça. As inspeções acontecem em quatro instituições de Manaus: Casa Gene I, Casa Gene II, Terça Residencial da Serra e Casa do Idoso São Vicente de Paulo. O objetivo é verificar possíveis violações de direitos de pessoas idosas institucionalizadas.
A fiscalização faz parte de uma série de ações programadas pelo MPAM durante o mês de outubro, voltadas para a promoção e proteção da população idosa.
Confira a programação:
Ouvidoria Itinerante no Centro de Convivência do Idoso (11/10)
No dia 11 de outubro, a Ouvidoria Itinerante do MPAM estará presente no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida. Durante todo o dia, a população idosa terá a oportunidade de registrar denúncias, fazer reclamações e receber orientações sobre seus direitos.
Reunião “60+ Indígena” (30/10)
Outra iniciativa será a reunião “60+ Indígena”, marcada para o dia 30 de outubro. A 42ª Promotoria de Justiça reunirá lideranças indígenas para debater o projeto voltado à proteção dos direitos da população idosa indígena, além de colher críticas e sugestões.
Fonte: MPAM
Fotos: Divulgação