MPAM apura medidas adotadas na Casa São Vicente de Paulo após inspeção realizada em setembro

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento preparatório para apurar as medidas adotadas pela Casa do Idoso São Vicente de Paulo em relação aos problemas sanitários e estruturais encontrados, em especial a falta de estrutura do ambulatório médico, que não atende à estrutura mínima exigida pelas normas sanitárias.

Durante a inspeção em setembro, o MPAM constatou que o ambulatório médico da unidade foi transferido para uma sala adjacente ao quarto coletivo, o que caracteriza uma melhoria na prestação de assistência. Apesar disso, o novo espaço ainda está na fase de adaptação e não atende de forma integral às exigências sanitárias.

O laboratório apresenta ausência de banheiro para lavagem das mãos, com dispenser de papel toalha e sabonete líquido, depósito de perfurocortantes, lençol de maca e geladeira para acondicionamento de medicação. Em razão da inadequação do local, alguns serviços médicos estão sendo efetuados no posto de enfermagem, situado dentro do quarto coletivo.

Como diligências iniciais, o MPAM expedirá ofício à Casa do Idoso São Vicente de Paulo comunicando a instauração do procedimento e requisitando informações sobre as irregularidades encontradas, com destaque para a falta de estrutura do ambulatório médico.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação/MPAM

  • Sakuratoto