Cientistas brasileiros lideram discussões sobre a Amazônia na Assembleia Geral da ONU

Cientistas brasileiros participam de evento na cúpula de Ciências da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas para mostrar os avanços das pesquisas científicas sobre a proteção da Amazônia. Participam da cúpula de Ciências da ONU, cientistas de diferentes instituições brasileiras, incluindo, pesquisadores de institutos que desenvolvem pesquisas cientificas no Amazonas.

A ideia é mostrar para o mundo como os recentes avanços científicos podem contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o mundo. Nesta semana, os cientistas brasileiros organizam um painel para mostrar o papel da ciência, tecnologia e inovação na transição para um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia. De acordo com o Mestre em Geopolítica, Lucas Mendes, essa é a oportunidade de colocar o Brasil como protagonista no cenário internacional.

O objetivo dos cientistas brasileiros é mostrar como ciência brasileira contribui para mitigar a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade. Ao todo, são dezessete objetivos ambiciosos que abordam os principais desafios para o desenvolvimento sustentável no planeta. Uma das soluções para se chegar nesses objetivos é frear o desmatamento na região, como explica o pesquisador do Inpa, Bruce Forsberg.

A Assembleia Geral da ONU segue até o final do mês em Nova York, Estados Unidos. Nesse período, serão realizadas mais de 300 palestras, boa parte delas, de cientistas brasileiros sobre a preservação da Amazônia.

Ouça a matéria completa no áudio:

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação