A Mosca-da-carambola representa uma grande ameaça à agricultura do Brasil e na região norte, a praga tem sido encontrada em locais, onde nunca havia tido incidência, como nas cidades do Pará que fazem fronteira com o Amazonas. Apesar do nome, a Mosca-da-carambola não afeta apenas a carambola, essa praga prejudica também a plantação de goiaba, tangerina, acerola e caju. A larva da mosca se alimenta da polpa das frutas e pode causar prejuízos incalculáveis, por isso, vai ter um reforço maior no monitoramento da praga na região norte, como explica a Coordenadora de Proteção de Plantas do Ministério da Agricultura, Graciane de Castro.
Por causa da presença da Mosca-da-carambola, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária em quatro Estados. Além do Amazonas, o monitoramento da praga foi reforçado nos Estados do Amapá, Pará e Roraima. No Amazonas a mosca-da-carambola não tem incidência, como explica Graciane de Castro.
A Emergência fitossanitária vai ficar em vigência até novembro do ano que vem. Enquanto isso, as autoridades trabalham para evitar que a Mosca-da-carambola continue ameaçando a produção de frutas da Amazônia.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet