Morreu, na noite dessa sexta-feira (11), a segunda vítima da explosão em um barco no Porto de Manaus. Uma pessoa, identificada como Zé Carlos Passe, de 48 anos, já havia falecido e outras cinco ficaram feridas.
O óbito de Richarle Queiroz, de 36 anos, foi confirmado pelo Instituto Médico Legal (IML) e, segundo o relatório do órgão, ocorreu devido a falência múltipla de órgãos e queimaduras em grande parte do corpo.
Conforme a administração do Porto de Manaus, por volta de 14h, dessa sexta-feira (11), trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, quando houve uma explosão no porão. A equipe de Brigada de Incêndio do local foi acionada, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar.
Os feridos foram levados para os Hospitais João Lúcio e 28 de Agosto. Além disso, a direção do Porto de Manaus acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental.
Em nota, o Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) identificou, durante trabalho pericial, que a explosão foi causada por um vazamento de combustível na casa de máquinas da embarcação.
Inicialmente a suspeita era de que uma botija de gás tivesse causado o acidente, mas durante os trabalhos na manhã deste sábado (12), foi verificado que após o vazamento de combustível, houve um curto circuito em uma caixa de iluminação na caixa de máquina da embarcação que causou a explosão.
Os resultados da perícia técnica serão enviados à Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que apura o caso.
Com informações do Porto de Manaus e Polícia Civil
Imagens: Divulgação