Monsenhor Joaquim Hudson será ordenado bispo em fevereiro de 2024

Monsenhor Joaquim Hudson será ordenado bispo em fevereiro de 2024

Monsenhor Joaquim Hudson será ordenado bispo em fevereiro de 2024

A Arquidiocese de Manaus terá em breve mais um bispo auxiliar. O monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro. A ordenação episcopal será realizada no dia 02 de fevereiro de 2024 no Santuário São José Operário, em Manaus.

Monsenhor Hudson é natural de Parintins, município do interior do Amazonas. É presbítero há 24 anos e o terceiro padre diocesano eleito bispo auxiliar para a arquidiocese. Atualmente desenvolve vários serviços na igreja local, entre eles o de Coordenador do Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e de Diretor da Faculdade Católica do Amazonas.

Atualmente é coordenador do Setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua, é membro da Pastoral Presbiteral e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Manaus, além de compor a Comissão Regional de Presbíteros, do Regional Norte 1.

Também coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e o Núcleo de Atendimento Psicológico para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, é assessor do Projeto Içá Ação e Proteção – enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em 10 municípios do Amazonas e é Diretor da Faculdade Católica do Amazonas.

A indicação do Papa trouxe surpresa para o Monsenhor, mas a obediência e a disposição em servir a igreja acalmam seu coração, afirmou ele.

Ouça a matéria em áudio:

Para celebrar, a igreja de Manaus convida todos os fiéis para a ordenação episcopal que acontecerá no dia 2 de fevereiro às 19h, presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e terá como bispos co-ordenantes, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus, e Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá.

O lema episcopal de Monsenhor Hudson Ribeiro será “Ministrare non ministrari” (Servir e não ser servido) e será bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus ao lado de Dom Edmilson Tadeu Canavarros e Dom Zenildo Lima.

O Santuário São José Operário fica situado à rua Visconde de Porto Alegre, n. 806 – Centro.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar