Força Nacional irá continuar em 2023 no apoio à Operação Base Arpão, no Amazonas

Nessa sexta-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que a Força Nacional de Segurança Pública foi liberada para ações em dois estados brasileiros, um deles é o Amazonas. Os policiais continuarão dando apoio à Operação Arpão, de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões. No ano passado, a Força já havia sido liberada para essa operação. A aprovação ocorreu em junho de 2022, na época do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

É a primeira vez que Dino faz essa autorização depois de assumir a pasta no governo Lula. O programa da Força é uma cooperação da segurança pública no país, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Polícias civis e militares e bombeiros compõem o grupo. A autorização do ministro contempla a ação: Operação Arpão, no Amazonas e a Terra Indígena Guarita, no Rio Grande do Sul. Força Nacional atua na Base Arpão, no Amazonas, desde sua inauguração, em 2020.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, em suas redes sociais, agradeceu o ministro Flavio Dino pelo apoio na Operação Arpão no estado, pois existe uma situação de conflito extremo devido aos crimes ambientais de narcotráfico que ocorrem nesses locais.

O governador do Amazonas está em Brasília, em sua primeira visita desse ano reuniu-se com vários ministros e autoridades durante essa semana.  Na agenda dos encontros, vários temas estiveram em pauta, como a ampliação do sinal da Rádio e Televisão Pública,  implantação de internet em comunidades e ofertas de mais voos para o estado. O governador esteve com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá e ex-presidente do Consórcio da Amazônia Legal, também indicado para o governo federal pelo União Brasil, partido de Wilson Lima.

força nacional

Governador Wilson Lima em reunião com ministros, no Distrito Federal

Confira aqui a portaria de autorização da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Governo do Estado do Amazonas, publicada no Diário Oficial da União em julho de 2020:

Leia também: