Ministério do Trabalho tenta reduzir tempo de trâmite para pagamento do seguro-desemprego

Os trâmites para o trabalhador demitido receber o benefício do seguro-desemprego vão ser otimizados, segundo o Ministério do Trabalho. Atualmente, o processo demora, aproximadamente, 45 dias, entre o agendamento do atendimento no  Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o pagamento da primeira parcela. A partir do novo sistema, incorporado ao site empregabrasil.mte.gov.br, lançado na última terça-feira, 21, o trabalhador pode fazer o pedido imediatamente, pela internet, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, através do preenchimento de um formulário que hoje é respondido no Sine.

O trabalhador, no entanto, ainda vai precisar comparecer a uma agência do Sine ou Ministério do Trabalho para confirmar o cadastro, evitar fraudes e liberar a primeira parcela, que tem o prazo de 30 dias após o preenchimento do documento pela internet para ser paga.

Atualmente o Brasil tem quase 13 milhões de desempregados, segundo o Cadastro Geral do Ministério do Trabalho (Cagede) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ). Só no mês passado, 1,111 milhão de trabalhadores foram demitidos no Brasil.  Segundo o Caged, 8 mil 299 trabalhadores foram demitidos só no mês passado, no Amazonas. O saldo já é de 140 mil e 700 demissões no Estado, neste ano.  Conforme o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Gilvan Mota, no mesmo período, o seguro foi solicitado por 94 mil e 700 pessoas no Amazonas.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar