Em 2023, Manaus teve um “bum” de venda de imóveis. As empresas aproveitaram os incentivos do Governo Federal para alavancar as negociações. Só que comprar uma casa ou apartamento em algumas regiões da capital amazonense não tem sido fácil.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, ), os imóveis nos bairros Ponta Negra, Adrianópolis e Vieiralves são os mais caros de Manaus. Para se ter uma ideia, no ano passado, o bairro Nossa Senhora das Graças em Manaus, se tornou a região mais valorizada da capital amazonense com mais de oito mil reais, o metro quadrado. Marilia Sena que é corretora de imóveis diz que a variedade de serviços que é oferecido no bairro, influencia no valor dos imóveis.
Luciana Lima estava procurando um lugar para morar com a filha nessa região da cidade e conseguiu fechar um bom negócio.
A Luciana está entre os amazonenses que ajudaram a impulsionar o mercado imobiliário de Manaus em 2023, mesmo com a elevação do preço do metro quadrado. A valorização dos imóveis também se estendeu a outras regiões da capital, como Aleixo, Parque Dez, Dom Pedro e Flores. O crescimento nas vendas dos imóveis ajudam a movimentar uma cadeia produtiva muito forte no Amazonas, que é o setor da construção civil, que fechou 2023 com resultados positivos, como afirma o engenheiro Civil, Lucas Miranda.
Para 2024, a expectativa é de crescimento no mercado imobiliário, mas diferente do ano passado, o crescimento do setor deve ser impulsionado pelas moradias populares, subsidiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. A zona norte de Manaus é a região que mais vai crescer, justamente por causa da construção desse tipo de imóveis.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet