Especialistas em áreas de selva são enviados para apoiar buscas de indigenista e jornalista Inglês

Especialistas em áreas de selva foram enviados para apoiar nas buscas do  indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal “The Guardian”, que estão desaparecidos.

O avião decolou na manhã desta terça-feira, e chegou em Atalaia do Norte por volta das 11h30 da manhã. A equipe de mergulhadores e especialistas em áreas de selva vão ajudar nas buscas pelo indigenista brasileiro Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillps desaparecidos.

O secretário de Segurança Pública, general Mansur, explicou que a força tarefa foi montada para se concentrar nas buscas no perímetro onde o jornalista e o indigenista foram vistos pela última vez.

Eles desapareceram no último domingo, dia 05,  no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, na região do Vale do Javari. O local é alvo constante de ataques e invasões de caçadores ilegais, segundo representantes da causa indígena.

Bruno é servidor da Fundação Nacional do Índio e desenvolve estudos sobre o combate às ocupações ilegais de territórios indígenas. O jornalista britânico Dom Philips desenvolve estudos sobre os problemas enfrentados por indígenas da Amazônia.  No momento do desaparecimento, os dois iam visitar uma comunidade indígena.

O titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já foram iniciadas.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), informou que as equipes de busca da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia do Norte, que trabalham em torno do caso, retornaram à delegacia, no final da tarde da segunda-feira (06/06), com duas testemunhas, que provavelmente tiveram mantido contato com eles antes do desaparecimento.

De acordo com o delegado Guilherme Torres, diretor do DPI, nesta terça-feira, outra equipe, já designada, irá prestar apoio nas buscas.

A SSP-AM tomou todas as medidas cabíveis para auxiliar na elucidação do caso, em colaboração ao Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Funai.

Confira: Unijava relata demora por parte das autoridades para iniciar buscas (radioriomarfm.com.br)

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar