Mensagem de texto no celular pode ser golpe, alerta Polícia

A Policia Civil e o a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), investigam um novo golpe aplicado através de mensagens de texto no celular e tem como alvo a população do Amazonas. Na mensagem, a pessoa é induzida a ligar para uma central telefônica, que convence a vítima a instalar um aplicativo que hackea o celular. O novo golpe já chegou no Amazonas.

Por isso, a polícia faz o alerta. De acordo com as investigações, o novo golpe é aplicado através de mensagem de texto no celular, o chamado SMS. Segundo a polícia, os golpistas enviam o SMS com mensagens de uma compra falsa, pedindo que o cliente entre em contato com uma suposta central de atendimento, por um número 0800.

A pessoa acreditando ser verdade, liga para o número e é bem tratada. Durante a ligação, a vítima é induzida a resolver a falsa irregularidade no cartão de crédito. O golpista que, se passa por atendente do banco, diz que o celular da vítima está com vírus e convence a pessoa a instalar um aplicativo antivírus. Mas é aí que o golpe acontece.

O aplicativo não é um antivírus e sim, um aplicativo espião, capaz de acessar, de maneira remota, tudo que tem no celular da vítima. Inclusive, os criminosos conseguem acesso às contas bancárias. A analista de marketing, Ana Beatriz Cuvo, que mora em Manaus, recebeu o MSM, falou com o falso atendente do banco e quase se torna uma vítima.

“Quando eu vi que o aplicativo era um aplicativo de ação remota, pense! Isso não é correto. Alguém vai ter acesso remoto ao meu celular. Interrompi na hora o download do aplicativo e desliguei o celular. Eu iria ser vítima desses criminosos”, afirma a analista de marketing.

O novo golpe é batizado pela polícia como “mão fantasma”, justamente, porque os criminosos conseguem mexer no celular da vítima sem que ela saiba. O objetivo dos golpistas é entrar nos aplicativos bancários. O delegado de Polícia Civil, Thiago Albeche, alerta a população para jamais clicar em links enviados por mensagens, principalmente, se não souber a origem. O delegado orienta para nunca ligar para supostas centrais telefônicas.

“Fique atento a mensagens de texto. A maioria são falsas. O importante é você sempre se certificar de que é realmente o seu banco que estar falando com você. Outra dica é não entre em contato com esses números 0800 e nem click em links que você não conhece”, revela o Delegado.

Além dos cuidados, em caso de golpe, registar um boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso.

Ouça a reportagem completa em áudio:

 

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Febraban