Cerca de 3.300 crianças menores de 1 ano estão com a caderneta de vacinas atrasada em Manaus

A procura pelas vacinas Pentavalente e Poliomielite está abaixo do esperado pela Secretaria de Saúde de Manaus. Atualmente, há cerca de 3.300 crianças menores de 1 ano, cadastradas na Atenção Primária de Saúde com a imunização atrasada. Estima-se que 9.943 crianças completarão 1 ano de idade no 2º quadrimestre de 2022 e, dessas, 6.650 receberam as três doses das vacinas Pentavalente e Poliomielite até o dia 12 de junho, o que representa 66,88% das crianças cadastradas.

A aplicação das vacinas garantem que as crianças estão protegidas e seguras contra diversas doenças. Como explica a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes.

171 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade, estão disponibilizando os imunizantes. O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente determina que é direito da criança ter saúde, e os pais precisam ter essa responsabilidade de vacinar seus filhos.

Os responsáveis pelos menores devem levar o cartão de vacina da criança, com documento de identificação da mesma e o cartão do SUS nos locais de imunização. A vacinação desse público é um dos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde ofertados pelos municípios.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Camila Batista / Semsa