Da Amazônia para o Brasil. Mais um produto regional vai ganhar competitividade nacional. O mel da Feira Flor do Amazonas recebeu o “Selo Arte”, certificado de identidade e qualidade para comercialização nacional de produtos artesanais. O reconhecimento ocorreu no dia 2 de setembro, durante a 44ª Expoagro.
O doce é o terceiro produto do Amazonas a ser certificado, isso o torna apto para vendas nas outras regiões do Brasil. Item bastante procurado durante a pandemia de Covid 19, o mel é rico em carboidratos e açúcar, sendo uma ótima fonte de energia e de manutenção da alta imunidade. Entre os nutrientes presentes, também está o potássio que ajuda no equilíbrio da pressão arterial.
Samia Leite é administradora da empresa que produz o mel. Ela fala da alta procura pelo produto, que ganhou bastante visibilidade durante a crise sanitária.
O Flor do Amazonas agora faz parte dos produtos da Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia – Coopmel, localizada em Boa Vista do Ramos. O mel de abelha sem ferrão é caraterístico da Amazônia. Os três produtos certificados no estado possuem o Selo de Inspeção Estadual -SIE, que permite a comercialização em todo o território amazonense.
Para a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Gonçalves, a certificação representa um avanço econômico para o Estado, pois coloca os produtores de mel na rota nacional de comercialização do produto.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – ADAF, há uma grande demanda do estado de São Paulo pelo mel produzido por associações e cooperativas da Amazônia.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar