Mês de março é marcado por campanhas de combate ao câncer colorretal e de rim

O câncer de rim é uma das doenças tidas como silenciosas. Nacionalmente está sendo realizada a campanha Março Vermelho dedicada a conscientização sobre o a doença.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) espera-se o surgimento de mais de 12 mil casos da doença por ano, podendo resultar em até 4 mil mortes nesse período. Estudos indicam que o público masculino têm aproximadamente duas vezes mais chances de desenvolver o câncer de rim do que o sexo feminino.

Alguns fatores colaboram para esta estatística, como a maior taxa de tabagismo, consumo de álcool e exposição as substâncias químicas nocivas; além de maior prevalência de hipertensão e obesidade; que são fatores de risco.

Já o câncer colorretal é a terceira neoplasia mais frequente no Brasil,  ficando atrás apenas dos cânceres de mama e de próstata. Segundo o INCA, nos últimos 30 anos a doença registrou um aumento de 20%, em toda a América Latina.

Para a conscientizar a população a respeito desse tema em 2020 foi criada a campanha Março Azul-Marinho. Devem ser registrados cerca de 45 mil novos casos da doença em 2025, o que coloca esse câncer como o segundo mais comum entre os homens e o terceiro entre as mulheres; no Brasil.

O índice de mortalidade também preocupa, já que se estima mais de 20 mil óbitos por ano em decorrência da doença. O crescimento do número de casos reforça a importância de conscientização e rastreamento precoce, como ressalta o médico Sidney Chalub.

As consultas de rotina são aliadas no combate ao câncer, já que ajudam no rastreamento precoce.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

 

 

 

  • Sakuratoto