Manifesto em apoio ao Sesc e Senac reúne centenas de pessoas no Largo de São Sebastião

sesc

Um PLV que tramita no Senado prevê a realocação dos recursos destinados às instituições (Foto: Divulgação Senac)

Um manifesto em apoio ao Sesc e Senac reuniu centenas de pessoas, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, na tarde dessa terça-feira 16/05. O evento contou com a participação de diversos setores da sociedade, como os da educação, comércio, serviços e indústria, que protestaram contra o Projeto de Lei de Conversão – PLV 09/2023, que repassa 5% da receita destinada às instituições para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur.

O Serviço Social do Comércio – Sesc e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – Senac integram o sistema “S”, que é um conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição Federal. O presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas – Fecomércio, Aderson Frota, destacou os impactos dessa Lei, caso seja aprovada.

Os recursos aportados para o Sesc e Senac são investidos no atendimento dos trabalhadores dos setores do comércio, serviços e na sociedade em geral. Esse atendimento é parte de um conjunto de direitos assegurados por uma ação integral, que é um acordo entre o empresariado dos setores e o Governo Federal. Frota afirma que os impactos dessa mudança serão ainda maiores na população carente do interior do país.

O PLV 09/2023 está pautado para discussão e votação, no Senado Federal, nesta quarta-feira, 17 de maio.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar