Com uma frota que se aproxima de um milhão de veículos, o trânsito de Manaus passou a ser considerado um dos mais desafiadores no Brasil. O que mais se vê nas ruas da capital amazonense, são motoristas impacientes e executando manobras arriscadas. A imprudência reflete em uma chuva de multas todos os dias. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU), em doze meses, os agentes de fiscalização multaram mais de um terço dos motoristas de Manaus. Segundo o Diretor do IMMU, Stanley Ventilari, as multas são para os motoristas que não cumprem a legislação de trânsito.
O crescimento no número de multas revela que a violência no trânsito de Manaus também preocupa. Conforme balanço feito pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana da capital, de janeiro a março deste ano, foram registradas 65 mortes. Número superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Com 65 mortes em três meses, Manaus tem o primeiro trimestre mais violento no trânsito dos últimos três anos. Para o Diretor do IMMU, Stanley Ventilari, uma saída para diminuir os acidentes fatais na capital amazonense é a instalação de redutores de velocidade.
Independente da fiscalização ser redobrada, um trânsito seguro depende da consciência de todos que utilizam as ruas e avenidas de Manaus.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet