De janeiro a 1º de junho deste ano, Manaus registrou mais de 2.100 casos de malária. Deste total, a zona rural terrestre foi a que teve o maior quantitativo, com mais de mil registros. Os números exigem ações efetivas. Por este motivo, gestores de Atenção Primária em Saúde da rede municipal participam da Oficina Conjunta de Eliminação da Malária.
A iniciativa busca orientar os profissionais sobre a elaboração dos Planos Operativos de Eliminação da doença, como destaca o secretário de Saúde de Manaus, Djalma Coelho.
A ideia da oficina é dar maior embasamento para que os gestores possam finalizar a elaboração dos Planos Operativos Distritais, voltados à eliminação da malária, seguindo a estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS), ressalta a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira.
A oficina conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A programação segue até esta quinta-feira.
Rádio Rio Mar
Foto: Eurivânia Galúcio / Semsa