Manaus registra mais de 17 mil doses aplicadas no ‘Dia D’ de Multivacinação

O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, no último sábado (18), em Manaus, fechou a programação com 17.105 doses de vacina aplicadas em usuários de todas as idades, que foram até uma das 139 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para regularizar a situação vacinal.

Do total de doses aplicadas ao longo do dia, 9.606 se destinaram a crianças e adolescentes de até 14 anos, o que corresponde a 56%, e as outras 7.499 doses (44%) foram aplicadas no público de 15 anos ou mais.

De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, com o resultado do “Dia D”, foram ultrapassadas as 60 mil doses aplicadas desde o dia 6 de outubro, quando a campanha foi aberta em todo o país.

Estamos felizes com a resposta da população ao nosso chamado e agradecemos aos pais, avós, tios e demais familiares e responsáveis por levarem as crianças para se vacinar, disse Isabel, destacando que a campanha segue até o dia 31 de outubro, com todas as vacinas disponíveis em 174 unidades da rede municipal de saúde.

Além dos menores de 15 anos, a estratégia de imunização em Manaus alcançou outros públicos em atraso com vacinas como as de febre amarela e sarampo. Também foi incentivada a aplicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos ainda não imunizados.

Coberturas

Dados da Semsa até agosto deste ano apontam que Manaus superou a meta de cobertura para BCG (130%) e hepatite B (129%), ofertadas nas maternidades públicas a bebês recém-nascidos, e pneumocócica (96%) e rotavírus (91%), indicadas para menores de 1 ano.

As demais vacinas recomendadas nos dois primeiros anos de vida, por sua vez, apresentam índice abaixo da meta, sendo a da febre amarela, indicada para menores de 1 ano, a de menor percentual de vacinados entre a população-alvo, de73%. Entre aquelas indicadas a partir de 1 ano, varicela (79%) e hepatite A (86%) têm os índices mais baixos.

Com informações da assessoria

Foto: Edmundo Coelho/Semsa

  • Sakuratoto