Manaus registrou 59 casos suspeitos de dengue até 26 de outubro, aponta Semsa

De 13 a 26 de outubro, Manaus teve 59 casos notificados (suspeitos) de dengue, quatro dos quais confirmados. Desde o início de 2024, o município soma 2.545 registros confirmados da doença, a partir de 10.214 suspeitos, dos quais 65 seguem em investigação. Dois óbitos foram confirmados no ano, não havendo outros óbitos em investigação.

Os dados são do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nessa terça-feira (29), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), referentes às Semanas Epidemiológicas 42 e 43.

Não houve registro de novos casos de zika ou chikungunya, mantendo-se os totais de 21 e de 14 casos das arboviroses neste ano. Foram notificados dois casos de zika, que chega a 100 casos suspeitos em 2024; de chikungunya, houve seis notificações, totalizando 248 no ano. Dois casos suspeitos de zika e 42 de chikungunya permanecem sendo investigados. Não há óbitos confirmados ou em investigação pelas doenças.

A publicação também não traz novos casos de oropouche ou de mayaro no município, que permanece com 871 e sete registros confirmados das doenças em 2024. Neste ano, um óbito foi confirmado por oropouche, não havendo registros de óbito por mayaro na capital.

Os casos e óbitos decorrentes de oropouche e mayaro são confirmados por critério laboratorial. O informe não traz casos notificados dessas arboviroses, por não constituírem agravos de notificação obrigatória.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação