De olho no futuro: Manaus passa a integrar o programa voltado às construções sustentáveis no Brasil

As mudanças climáticas e a questão ambiental no mundo tem motivado diversos setores a repensarem métodos e práticas com o intuito de reduzir os impactos no ecossistema, promovendo ações sustentáveis. Na área da construção cível e arquitetura medidas já estão sendo estudadas e desenvolvidas, é o caso das construções verdes. Manaus aderiu esta semana ao Programa de Fortalecimento de Capacidade para promoção das construções sustentáveis no Brasil, do Banco Mundial.

A iniciativa visa incentivar construções sustentáveis. Estima-se que 40% da emissão de gases de efeito estufa está relacionada à construção, desde a geração de materiais, como cimento, aço, alumínio, até o que é incorporado depois, no uso das construções, como água e energia. A ideia é intervir nas cidades promovendo a edificações ‘verdes’, reduzindo os impactos ambientais. Como explica o gerente-geral da IFC (International Finance Corporation Brasil) no Brasil, Carlos Leiria.

O diretor-presidente do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Carlos Valente, destaca que Manaus já tem um compromisso com a questão ambiental e visa certificações internacionais.

Com a parceria, Manaus passa a ter um cronograma do programa que disponibiliza de forma gratuita a assessoria técnica aos municípios, para a capacitação de funcionários sobre o tema, além de ajudar a definir incentivos adequados e a divulgar junto ao mercado as metas alcançadas pela gestão pública. Todas as atividades previstas ocorrem em um prazo estimado de até seis meses. Participam do programa de transformação na região amazônica Manaus, Belém, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

 

Tania Freitas –  Rádio Rio Mar

Foto:  Reprodução/TV Brasil