A tuberculose é doença transmissível. O diagnóstico tardio agrava a situação de saúde do paciente, além de mantém a cadeia de transmissão e a ocorrência de novos casos. No mês de março, a capital amazonense realiza Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 2024, que seguirá até o dia 27 de março. A iniciativa é uma alusiva ao dia mundial de combate à tuberculose comemorado no dia 24 de março.
A abertura da campanha aconteceu nesta terça-feira, 05, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açú (zona Oeste). Na ocasião houve a oferta de atendimento médico com clínico geral, infectologista e pediatra; coleta de exame de escarro para sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por duas semanas ou mais) entre outros serviços e atividades educativas sobre tuberculose.
O sub secretário de saúde de Manaus, Adjalma Coelho, faz um alerta a população quanto aos sintomas da doença.
Caso apresente um desses sintomas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação médica. Para o Brasil, a meta é reduzir a incidência de tuberculose para menos de dez casos por 100 mil habitantes até o ano de 2030. Em Manaus, os dados mostram que houve o registro este ano de 277 novos casos da doença, sendo que em 2023 foram registrados 2.816 casos de tuberculose.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: João Viana/Semcom