Manaus inicia campanha de combate ao tráfico humano

O relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime revelou que a maioria das vítimas são mulheres e meninas, os outros 21% são homens e 7% meninos. Em relação ao tráfico de mulheres, o relatório mostra que 83% são traficadas com fins de exploração sexual, 13% para trabalho forçado e 4% para outras finalidades. Já entre os homens, 82% são traficados para trabalhos forçados, 10% com fins de exploração sexual, 1% para remoção de órgãos e 7% para outros objetivos.

Para combater o tráfico humano, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), iniciou, a campanha alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico Humano, celebrado no dia 30 de julho, instituído pela Organização das Nações Unidas. A abertura aconteceu, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com o diálogo “A realidade do tráfico de pessoas em Manaus”. A representante da rede um grito pela vida, irmã Rose Bertoldo, ressalta a importância da campanha.

A Semana Coração Azul será de muita mobilização contra o Tráfico de Pessoas em Manaus, Amazonas. O núcleo manauara da Rede Um Grito Pela Vida está nas ruas promovendo informação e formações como ação de prevenção a esta modalidade de crime.

As atividades são alusivas ao 30 de julho, data em que se recorda o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar