O retorno em frente ao 19 Distrito Integrado de Polícia, na Avenida Coronel Teixeira, bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus, desde que foi construído virou símbolo da falta de prudência no trânsito. Vira e mexe, os motoqueiros e condutores de veículos de passeio são flagrados fazendo o contorno proibido. E não é só isso. Em Manaus, muitos motoristas não respeitam a sinalização do trânsito, fazem ultrapassagens proibidas e não respeitam a faixa de pedestres. Uma rotina perigosa e que tira a paz de muita gente, como é o caso do Antônio Menezes.
A loucura do trânsito de Manaus também incomoda seo Mario, que dirige há mais de 40 anos.
O entregador de mercadorias, Fernando Magno, diz que em muitos casos, o cuidado tem que ser redobrado.
Uma pesquisa realizada em todo Brasil, apontou que Manaus estar entre as cidades com os piores motoristas do Brasil. A capital amazonense fica apenas atras de São Paulo. Apesar da pesquisa não incorporar os números oficiais de acidentes, apresenta dados que nos faz refletir sobre qual tipo de condutor você deseja ser? A gentileza vem de berço, mas pode ser adquirida na formação de condutores, como explica o instrutor de autoescola, Suamy Castro.
A boa formação, torna o motorista mais consciente, gera gentileza e evitar, em muitos casos, a violência no transito não só em Manaus, mas em qualquer parte do mundo.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet