Manaus é a capital mais próxima de entrar em quarentena total, afirma secretário nacional de vigilância

O secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou que Manaus é a cidade brasileira mais próxima de adotar medidas incisivas de combate ao coronavírus: o lock down. O termo, em inglês, significa trancar a cidade e colocar os habitantes em quarentena total. A declaração foi dada no último sábado (11), quando foram anunciados também a construção de um hospital de campanha para população indígena na capital.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que Manaus está prestes a atingir a capacidade máxima de atendimento do SUS e anunciou, sem citar prazos, o envio de 350 UTI’s para o Hospital Delphina Aziz.

Segundo o governo do Amazonas, desde 4 de abril, o Hospital Delphina Aziz recebeu 39 respiradores – 20 do Ministério da Saúde e 19 comprados pelo Estado. Atualmente, o hospital está com 60 leitos de UTI ativos e nove de Sala Vermelha. Conforme o governo, local tem capacidade imediata para pelo menos 100 leitos, 15 deles ativados neste domingo (12).

Bruno Elander – Rádio Rio Mar