Manaus dá inicio a construção do Plano de Ações Climáticas

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica para elaboração do Plano de Ações Climáticas de Manaus aconteceu durante o 1º fórum “Manaus e os Desafios do Clima”. Ela foi realizada pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital (Semmas), Antonio Stroski, e o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Eugênio Pantoja.

Na ocasião, 15 autoridades da administração municipal tomaram posse no Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, tendo como presidente do órgão, o prefeito David Almeida. O objetivo é acompanhar o Plano de Ação Climática de Manaus com metas que visem a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Como explica o titular da Semmas, Antonio Stroski.

O diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Ipam, Eugênio Pantoja, relata que a iniciativa visa adaptar Manaus às mudanças do clima.

Já o titular da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Eduardo Taveira, ressalta a importância de reunir esferas do poder público para tratar sobre as mudanças climáticas, considerando a peculiaridade para a região amazônica.

Manaus, atualmente, já executa algumas ações voltadas a questão do clima e meio ambiente, como: Plano Municipal de Arborização Manaus Verde e o uso de lâmpadas a LED na iluminação pública de Manaus.

 

Rádio Rio Mar

Foto: João Viana / Semcom