A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, nesta terça-feira (25), mais de uma tonelada de pimenta-de-cheiro com risco de transmissão da mosca-da-carambola, na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, no município de Rorainópolis (RR). A carga foi apreendida durante uma abordagem de rotina. O carregamento estava sendo transportado em um caminhão baú que havia saído de Rorainópolis e tinha Manaus como destino.

Mais de uma tonelada de pimenta é apreendida com risco de mosca-da-carambola. Foto: Divulgação/Adaf
Embora não ofereça riscos à saúde das pessoas, a mosca-da-carambola representa uma grave ameaça à economia do país, um dos maiores produtores de frutas do mundo. Caso a praga, que já está presente no Pará, em Roraima e no Amapá, se dissemine pelo Brasil, causará grandes prejuízos.
“A Adaf reforça que o trânsito interestadual de frutos potenciais hospedeiros da praga continua proibido de Roraima para o Amazonas. Assim, todas as cargas com restrição originárias daquele estado, fiscalizadas na barreira de vigilância agropecuária, serão rechaçadas ou destruídas”, explicou o fiscal agropecuário engenheiro florestal Vilson Rocha.
- Mês de março é marcado por campanhas de combate ao câncer colorretal e de rim
- Em Códajas, Barco Hospital São João XXIII segue com atendimentos até esta quarta-feira, 26
O produto apreendido foi repassado à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima para que a carga receba a destinação adequada. Devido ao risco relacionado à mosca-da-carambola, a Adaf também apreendeu 43 quilos de manga no último domingo (23/03). A carga havia saído de Boa Vista e estava sendo transportada para Manaus.
Qualquer suspeita de ocorrência da praga no Amazonas deve ser imediatamente comunicada aos órgãos responsáveis. Informações e denúncias podem ser reportadas à Adaf pelo número (92) 99390-1750.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar