O programa ‘Gás do Povo’, que substituirá ‘Auxílio Gás’, vai beneficiar mais de 546 mil famílias no Amazonas com até quatro botijões de gás por ano. As informações são do governo federal, que lançou a política social nessa quinta-feira (04).
Ao contemplar 546 mil famílias, o ‘Gás do Povo’ mais que triplica a quantidade de beneficiados. Isso porque, em outubro de 2023, por exemplo, apenas 129,2 mil famílias recebiam o ‘auxílio gás’, no Estado. Ou seja, há um aumento de 322% na quantidade de lares contemplados no Amazonas.
O programa vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) e busca diminuir o efeito do preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 759), e prioriza beneficiários do Bolsa Família, como explica o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
No modelo anterior, de ‘vale gás’, o benefício era pago em dinheiro. Agora, será oferecida a gratuidade na compra do botijão, para assegurar que a política cumpra efetivamente a missão de proteger as famílias mais vulneráveis, garantir a redução da exposição à fumaça da lenha e a proteção da saúde das famílias, como afirma Alexandre Silveira.
Conforme o ministro, os beneficiados pela política do gás irão diretamente aos postos de revenda de gás para trocar o vale pelo botijão.
O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. A previsão é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias.
» Famílias com 2 integrantes receberão até 3 botijões por ano, com validade de 4 meses, cada vale.
» Famílias com 3 integrantes receberão até 4 botijões por ano, com validade de 3 meses, cada vale.
» Famílias com 4 ou mais integrantes receberão até 6 botijões por ano, com validade de 4 meses, cada vale.
Saiba mais aqui.
Rádio Rio Mar
Foto: Ricardo Stuckert / PR