Cerca de 20 municípios do Amazonas já se encontram em situação de emergência devido à estiagem deste ano. Em busca de ações que ajudem as famílias do estado, a Defesa Civil irá disponibilizar cestas básicas, caixas d’água, além de instalar purificadores de água e estações de tratamento móvel.
As cotas mais críticas estão localizadas nas calhas do Purus, Juruá e Alto Solimões. Cerca de 600 toneladas de alimentos serão enviadas às localidades. O abastecimento de água potável é outra medida da operação.
O órgão também vai enviar aproximadamente 6 mil caixas d’água de 500 litros para a população armazenar água no período mais crítico da estiagem. Outra medida será instalar mais 77 purificadores de água pelo projeto “Água Boa” e outras 20 Estações de Tratamento de Água Móvel até o final do ano.
De acordo com o Governador Wilson Lima, apesar dos recursos enviados pelo Governo Federal e os esforços do Governo do Estado, as medidas não serão suficientes para atender a demanda.
Segundo o titular da Defesa Civil, Coronel Francisco Máximo, a partir de segunda-feira, 12/08, os materiais de ajuda humanitária serão enviados aos interiores.
Até o presente momento, cerca de 80 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca. Daqui um mês, todos os municípios deverão estar em situação de emergência.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar